descricao

Uma lane muita subestimada no League of Legends, mas que se jogada corretamente, pode carregar a partida.

Seu foco é subir de elo? Esteja preparado para jogar em todas as lanes, o role suporte jogado da corretamente é um pesadelo para o time inimigo.

Controle de Lane

Desde o primeiro nível, sempre tente dar harras no ADC inimigo para dificultar o mesmo de farmar.

Junto com seu ADC, tente pegar nível 2 primeiro, porque assim vocês poderam agressivar para cima dos inimigos e tentar pegar um abate ou forçar o Flash/Curar. Isso serve para os níveis 3 e 6, sempre que pegar primeiro, aproveite a vantagem e tente conseguir abates.

Roaming

Em momentos que seu ADC estiver voltando para a base, e você tenha vida e mana suficiente para um gank, não perca a oportunidade, principalmente no MID por estar mais próximo. Nos elos mais baixos é muito difícil o mid laner estar preparado para um gank de suporte, você aplica pressão no mapa e pode garantir vantagem para o seu mid laner.

Atenção ao dar roaming, neste tempo o seu ADC pode ficar sozinho na lane e ser abatido, aguarda oportunidades seguras para deixar a lane. Um outro momento mais seguro para deixar a lane é quando os adversários voltarem base para comprar item ou regeneração de vida/mana.

Wards

ward-ahri

É um ponto muito importante, e é subestimado em muitos elos, garantir visão é estar um passo a frente dos seus inimigos.

Como suporte, no primeiro momento utilize sua trinket-ward, e mantem em mente que você precisa da “Pedra da Visão” o quanto antes. Após comprá-la, troque o trinket para a “Lente Detectora” para remover wards colocas por adversários, ainda na fase de rotas a Lente é muito importante, ela pode evitar, por exemplo, o TP de campeões inimigos na sua rota.

Wards no dragão e baron é uma prioridade do jungler, mas quando ele não o fizer, apenas faça.

Com o novo sistema de wards da season 6, cada jogador pode colocar 1 pink ward. Na fase de rota a pink ward pode ser colocada na brush do rio ou na brush da jungle que da acesso a rota inferior.

Feitiços de Invocador

O suporte tem como opção ignite ou exaust.

  • Ignite – usado quando seu campeão é agressivo e precisa ganhar a rota com abates, e serve para counterar campeões que possuem habilidades de cura.
  • Exaust – além de aplicar redução de movimento, ele também reduz o dano causa pelo campeão inimigo. É muito recomendado contra campeões agressivos e com alta mobilidade.