descricao

A role mais estratégica no jogo, com base em assistência, e por não ter uma rota para cuidar, pode agir livremente e influenciar com facilidade no andamento do jogo.

Função do jungler

O papel principal é dar assistência aos aliados. Assistência/gank não significa necessariamente em kills, forçar feições ou enviar adversários para a base, garante vantagem para seus aliados e fazem parte do objetivo do gank.

Características do um bom jungler

O que define um bom jungler é encontrar o equilíbrio entre farm e assistências para o time. Se trancar na jungle farmando, implica que no mínimo seu time precisa carregar o jungler até o mid game, se o seu objetivo é ser uma peça mais influente, coloque pressão no jogo desde o início.

A habilidade de encontrar momentos favoráveis para o gank é algo que deve ser exercitado. Numa tentativa de gank frustrada, avalie o que deu errado e como você pode evitar que se repetita.

O jungler também deve wardar dragon e baron, e quando possível ajudar a wardar a mid lane, o custo de duas wards a cada 3 minutos pode se tornar muito alto para o mid laner.

Fazendo a Jungle

blue-buff

O jungler tem a opção de começar por uma das suas duas jungle, o lado da rota inferior ou rota superior. Geralmente o jungle começa pelo lado inferior, porque após limpar este lado, ele sobe para o top, pegando o buff vermelho e efetuando o primeiro gank na rota superior, por ser a mais fácil.

Feitiço Golpear/Smite

Os buff vermelho e azul tem um grande valor no early game, e o time adversário pode tentar roubar os buffs, por este motivo, utilize o smite para finalizar a creep, o dano do smite começa em 390 e escala com o nível do campeão até 1000, este valor fica indicado no HUD do jogo. Você pode ainda combar o dano do smite com uma hablidade do campeão para dificultar ainda mais o roubo.

Item Smite

Existem quatro opções para evoluir o item básico da jungle, dois deles são mais relevantes, o azul e rosa.

  • Azul – o item aplica -20% de velocidade de movimento e true damage escalável com o nível do campeão.
  • Rosa – aplica metade do dano em todos os minions próximos e um stun de 1.5 segundo, quando aplicado restaura 15% da vida e mana faltando.

Quando você precisa de sustain na jungle e ganhar velocidade para limpar a jungle, o smite rosa é o indicado, já o item azul, que conta com a redução da velocidade de movimento, auxiliará campeões sem muita mobilidade e stun a efetuar ganks.

Buffs obtidos pelo Smite

crimson-raptor

O jungle oferece muito mais do que os populares buffs azul e vermelho, mas que são obtidos apenas por meio do feitiço golpear. Conheça todos eles, e saiba tirar proveito para cada fase do jogo.

  • Grompe (sapo) – começar pelo Grompe não é apenas por questão de posicionamento, além de ser um campo de um mob único, que causa menos dano, o smite no Grompe dá o buff Armadura Venenosa, que causa dano mágico ao alvos atacados, por este motivo, o smite no Grompe deve ser usado no início para maximizar o dano causado.
  • Trevoguaris (lobos) – o smite nos lobos invoca o espirito do lobo que patrulha a selva, uma espécie de ward móvel. Um uso comum deste buff é evitar um invade em inúmeros casos.
  • Acuâminas (galinha) – você recebe a “bênção dos olhos de águia”, que revela wards invisíveis.Um buff muito útil para assegurar um gank efetivo na mid lane.
  • Krugues – você recebe a “bênção do punho de pedra”, atordoa e causa dano verdadeiro a tropas que você atingir. Smite no início para maximizar o dps e aumento de sustain.
  • Rubrivira (vermelho) e Azuporã (azul) – golper o vermelho restura 20% da vida máxima e golpear o azul restura 20% da mana máxima.

Aronguejo

Mata-lo garante visão e aumento de velocidade de movimento para aliados que colidirem com a área marcada em frente ao dragão e baron. Este buff pode ser usado para garantir visão no rio, ou dar vantagem para o seu time durante uma possível luta pelo dragão (aumento de velocidade de movimento).

Dica, ao aplicar algum tipo de CC, as defesas do Aronguejo são drasticamente reduzidas, e assim você consegue eliminar o aronguejo rapidamente.

Farmar ou Gankar?

wild-card-shaco-box

Dê preferência a campeões com um bom sustain na jungle, gaste alguns pontos da mastery para garantir que você irá conseguir limpar os campos com o máximo de velocidade possível,o jungler precisa colocar pressão no jogo o quanto antes, e frequentemente. Observe os campos disponíveis na jungle, você pode limpa-los antes ou depois de efetuar o gank em um rota próxima. Caso decida limpar antes, certifique-se de ter vida suficiente para não realizar um gank de alto risco em ser abatido.

Campeões fortes na jungle

Escolhe campeões com um bom sustain na jungle, com CC, e que possuam um early game forte. Abaixo alguns campões que preenchem estes requisitos.

Pantheon, Sejuani, Xin Zhao, Jarvan IV, VI, Evelynn, Volibear e Rammus

Ganks

Por ser a rota mais extensa do mapa, o top é a rota mais facil de se gankar, por este motivo costuma ser o primeiro alvo de ambos os junglers. Conhecer a velocidade e sustain do campeão inimigo em limpar os campos da jungle, auxiliará a evitar cair em emboscadas no primeiro gank e até efetuar um counter gank.

Antes de inicar o gank em alguma rota, aguarde em algum ponto cego até que o campeão adversário use alguma habilidade importante que possibilitar a sua fuga. observe também se existe alguma wave de minions se aproximando, principalmente no early game, você não vai querer tankar o dano de um wave.

O mid laner é seu aliado, você pode chama-lo para um gank na bot lane, e eventualmente forçar uma luta 4v2, que se bem sucedida garante o kill do dragão ou a conquista de uma torre com segurança.

Tenha paciência, e avalie os melhores momentos para efetuar o gank, um gank errado pode prejudicar muito a rota em questão.